Por que comprar um apartamento na planta?

 

 Introdução

Antes de mais nada, comprar um imóvel é uma enorme decisão, talvez a maior decisão ao longo da vida de muitas pessoas, seja para moradia ou investimento. Por isso a importância da pesquisa de mercado, avaliando todos os lados da questão e é isso que vamos esclarecer agora.

        Afinal, por que comprar um apartamento na planta?

Sempre nos perguntam: por que comprar um apartamento na planta?

            O que é um apartamento na planta?

Antes de saber porque comprar um apartamento na planta é necessário saber o que é um apartamento na planta.

Basicamente é uma linha de crédito destinada para a construção de empreendimentos imobiliários. As pessoas interessadas nesse tipo de negócio são agrupadas a uma “Entidade Organizadora” ( geralmente um banco e mais usualmente falando à CEF – Caixa Econômica Federal, que hoje oferece as melhores condições – assunto para outro tópico ) e esta entidade vai coordenar a realização do empreendimento junto à construtora e dando ao comprador todas as garantias de entrega. 

Pouca gente sabe o que significa comprar um apartamento na planta, mas vocês seguidores do blog Apê Planta vão saber todos os detalhes a partir de agora. Aqui vocês terão o passo a passo do que avaliar na hora da compra, o que procurar, as vantagens sobre um imóvel pronto e poderá ao final deste artigo definir se está ou não no seu momento de compra.

Vamos lá?

O QUE DEVO PROCURAR AO COMPRAR UM APARTAMENTO NA PLANTA?

Separei alguns ítens para que você comece sua caminhada. Leia com atenção e previna-se.

1- Estude bem as suas necessidades / prioridades

    Primeiramente pontue tudo que é importante para você e sua família, leve em consideração quantas pessoas vão morar, o que cada uma delas espera encontrar de lazer dentro e fora do condomínio e neste momento avalie também se a localização te atende. Se estiver comprando o imóvell para investimento, coloque em consideração tudo que o condomínio oferece de atrativo, assim como a região, pois este poderá ser um diferencial, por exemplo na hora de alugar.

   Não dê importância ao que pode ser mudado, como cor das paredes, detalhes de decoração, texturas pois estes são itens que podem ser substituídos ou até mesmo excluídos.

2 – Procure saber sobre a construtora

      Pesquise tudo o que puder da construtora, acompanhe nas redes sociais, mas não se prenda apenas às postagens, veja o que os clientes estão falando, quais as reclamações, principalmente as que são feitas repetitivamente. Porém não considere somente as reclamações, mas principalmente o retorno e a solução por parte da construtora. Todos nós sabemos que é impossível agradar a todos, mas é quase que obrigatório um atendimento de excelência pelo menos em retornar ao cliente explicando sobre sua dúvida. O comprador não é obrigado a saber de nada, mas os vendedores são obrigados a lhe informar tudo.

3 – Compare o imóvel que você está comprando com outro similar da concorrência

Nesta comparação tenha em mente aquelas necessidades básicas que falamos para você e sua família, tê-las anotadas ajuda demais na hora de ter de escolher entre uma ou outra opção, evitando futuras frustrações.

4 – Prazos do contrato

     Item muito importante a ser verificado no contrato são os prazos de finalização de obra, entrega de chaves ( lembre-se que um independe do outro, finalização de obra é uma coisa, entrega de chaves é outra ), prazos de tolerância a que são submetidos caso haja um atraso na entrega das chaves, onde geralmente o limite são de 06 meses/180 dias, após o prazo previamente estabelecido. Neste mesmo contrato deve constar como a construtora se responsabiliza por este atraso e quais as penalidades a que ela está sujeita, assim como as multas que você comprador está sujeito em caso de desistência. 

     Lembre-se, o contrato é um acordo entre as partes, nunca e sobre qualquer circunstância não pode atropelar a lei, caso isso aconteça procure seus direitos junto à construtora e não chegando a um acordo procure a justiça ( obviamente nos casos em que o contrato já foi assinado ).

5 – Ao receber as chaves – Faça a vistoria

     A vistoria é de muita importância na hora de receber as suas chaves, neste momento você deve estar com o memorial descritivo na mão e comparar item por item, verificar as marcas em caso de outras comparar se a que substitui é compatível em qualidade, durabilidade e harmonia com o ambiente. Confira o funcionamento de portas, janelas, parte elétrica, tamanho dos cômodos e tudo mais. A parte estrutural da construtora deve dar garantia de 05 anos, mas tudo que diz respeito ao uso do dia a dia é questionável, podendo ser alegado “ mal uso” e a responsabilidade cair sobre o comprador. Por isso tudo que for possível, deve ser verificado antes.

Vantagens de comprar um apartamento na planta!

1 – Receber um apartamento novinho

    Você não tem a necessidade de redecorar, ou se preocupar se as instalações estão ou não em condições de uso. 

     Algumas construtoras também oferecem algumas opções de “kit acabamento” ou mesmo de mudar um ou outro detalhe ( esta opção deve ser consultada na hora da compra ).

2 – Tempo para se organizar

    Comprando um apartamento na planta, você pode se organizar planejando a sua forma de pagamento. E pode também se capitalizar ao longo da construção para facilitar no momento de decorá-lo.

3 – Valorização do Empreendimento

     Você ao comprar um apartamento na planta também tem uma expectativa média de valorização de 25% a 30% o que sem dúvida alguma é um ganho maior que qualquer aplicação financeira, levando em conta o valor aplicado para a compra do imóvel.

      Sem falar que você consegue financiar até 80% do empreendimento com o agente financeiro e os outros 20% geralmente são negociados com a construtora, onde você consegue financiar 100% do imóvel. Isso não acontece com o imóvel pronto, para a compra de um pronto você obrigatoriamente terá que dispor de 30% a 50% do valor como entrada à vista. Esta é uma das maiores vantagens.

4 – Descontos na compra

    Apesar das condições estabelecidas pelas construtoras já serem diferenciadas em relação ao mercado de imóveis prontos, você ainda pode conseguir um desconto especial para pagamento à vista do apartamento na planta ou ainda ser agraciado com o Subsídio( que é um aporte feito pelo governo federal a fim de ajudar as pessoas na aquisição do seu primeiro imóvel, podendo chegar a mais de R$30.000,00 ) este benefício leva em conta a renda do cliente, o score e se está adquirindo o primeiro imóvel.

5 – Segurança na compra

    Quando você faz a opção por um crédito associativo, ou seja, onde várias pessoas compram e assinam o mesmo tipo de contrato que você está assinando, o agente financeiro dá uma segurança no que se refere à entrega do imóvel.  Caso aconteça da construtora em questão abrir falência ou simplesmente abandonar a obra, o agente financeiro vai constituir uma outra construtora para dar continuidade à obra, garantindo assim a entrega do bem que você adquiriu.

Por que comprar um apartamento na planta? Espero que tenha tido sua dúvida respondida.

Diante de tudo o que falamos, dos exemplos e orientações que passamos, acredito que o Mito de “medo de comprar um apartamento na planta” acabou. Ou não?

Se ainda tem dúvidas, deixe seu comentário, sua pergunta ou sugestão de algum tema.

    

Marcus Mariani Gestor Imobiliário CRECI MG - 33.954